segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Aqui vai um recado para todos os fornecedores daqueles clientes que imploram descontos e os fornecedores que dão desconto...

Nós, profissionais que trabalhamos com casamentos, sabemos que casar é um loucura administratica!

O investimento pode ser travado em um valor ou, muitas vezes, dobrar ou quadruplicar!

Mas o que quero dizer é: quando se contrata um serviço é importante falar a verdade. Verdade dos números de convidados, o que pretente fazer na festa, o horário real de entrada da noiva etc. etc. etc.

Em agosto estava numa festa conversando com alguns profissionais (ops! todos - Buffet, Bar, Fotografo, Filmagem, Segurança, Manobristas, Docinhos, Decorações...) e todos estavam reclamando dos noivos. O casal chorou muito pedindo desconto, dizendo que estavam falidos, mas que o sonho deles era casar...

TODOS os fornecedores, sem exceção, abaixaram os valores... TODOS, inclusive eu, pois me comovi na história...

Bom, a festa que era para 350 convidados era, na verdade, para 700 pessoas... vocês que estão lendo devem imaginar
que eles falaram isso só pra mim... Mas não! Disseram para TODOS!!!!

O Buffet sabia que seriam para 430 pessoas, lembrando que o Buffet leva comida para 20% a mais sempre, por ser uma
segurança... o Fotógrafo leva sempre um assistente para ajudar a registrar todos os momentos, tal como o Vídeo maker...

Mas… uma festa para 700 pessoas, tudo muda: era necessário o dobro de profissionais, pois compromete o serviço da festa, ou seja a própria festa que tanto investiram tempo, dinheiro, alegria pode ir por água abaixo...

A infelicidade dos prestadores de serviço era vista na cara de todos os profissionais...

Todos trabalharam com muito esforço e dedicação, mas com certeza seria muito mais tranquilo, além de mais profissional se todos os fornecedores soubessem o número real de convidados. O serviço seria melhor atendido, seja no registro de fotos, seja no Buffet, que teria como atender melhor
os convidados...

Em nosso caso particular, como se restringia só a pista de dança, ela estava lá. E como sempre levamos som para o dobro de pessoas, tivemos que usar isso...

É importante deixar bem claro que os únicos que saem perdendo são os clientes, pois, se a gente tivesse levado som para 350 pessoas certamente iriam dizer que o DJ levou pouco som...

Fica aqui mais essa dica: fale sempre a verdade para os seus prestadores de serviço.

E, continuamos aprendendo no nosso dia a dia de trabalho!


Vâmo que vâmo!!

3 comentários:

Paty Vilela disse...

Meninao, assino embaixo!! Tb já aconteceu comigo. E posso dizer que me senti totalmente desrespeitada (principalmente pq odeeeeeeeeeio mentira. Aff!!). rsrs
Ainda vem q a maioria dos casais têm consciêcia.

Jaqueline Amorim disse...

Olá Diego,

Você tem toda a razão. Já passamos por isso e sabemos o quanto prejudica os profissionais e, principalmente o andamento do evento.
Há situações que são remediáveis mas há outras que não conseguimos resolver e todos saem prejudicados, fornecedores e clientes.
Acho importante nós, fornecedores, trabalharmos unidos, conversarmos mais para nos prevenirmos de certos apuros.
Há uma semana, soube de uma cliente que quase deu um golpe em vários fornecerores e eles só perceberam após conversarem.

Beijos

Jaque

Fernanda Floret disse...

Nossa, que sem noção esses noivos, fiquei chocada!